Vamos falar um pouco de um tema bem comum: Bebês grandes!

Bebês macrossômicos são aqueles que nascem com peso maior que 4 kg. Estes bebês podem ser grandes por consequência de diabetes gestacional, obesidade materna e aumento de peso excessivo na gravidez. Mas a maioria dos bebês grandes são constitucionais, ou seja, não apresentam nenhuma doença associada.
Bebês de mães diabéticas geralmente são assimétricos: têm ombros maiores do que a cabeça, devido ao acúmulo de gordura, o que leva a uma chance maior de distocia de ombro – durante o parto a cabeça sai e o ombro fica preso. Esta distocia pode levar a lesões maternas, fraturas de clavícula e úmero do feto e lesão de plexo braquial.
Por outro lado bebês macrossômicos constitucionais não são assimétricos, eles são bem distribuídos e não têm risco aumentado de distocia de ombro, portanto podem nascer de parto normal.
Concluindo, embora tenhamos uma associação entre macrossomia e distocia de ombro, o risco se restringe a bebês de mães diabéticas com peso maior do que 4500g. Portanto não há necessidade de cesárea apenas pelo bebê ser grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *